O que é Moodle?

O Moodle é um Open Source Course Management System (CMS), também conhecido como um Learning Management System (LMS) ou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tornou-se muito popular entre os educadores de todo o mundo como uma ferramenta para criar sites de web dinâmicos para seus alunos.
O foco do projeto Moodle é dar aos educadores as melhores ferramentas para gerir e promover a aprendizagem, dentre outras maneiras de usar o Moodle:

  • Moodle tem características que lhe permitem escala para implantações muito grandes e centenas de milhares de estudantes, mas também pode ser usado para uma escola primária ou um entusiasta da educação.
  • Muitas instituições utilizam como plataforma para realização de cursos totalmente online, enquanto alguns simplesmente usá-lo para aumentar face aos cursos presenciais (conhecido como blended learning).
  • Muitos de nossos usuários gostam de usar os módulos de atividades (como fóruns, bases de dados e wikis) para construir comunidades ricamente colaborativa de aprendizagem em torno do assunto (na tradição do construtivismo social), enquanto outros preferem usar o Moodle como uma forma de entregar conteúdo aos alunos (tais como pacotes SCORM) e avaliar a aprendizagem usando as atribuições ou questionários.

Fonte:  http://moodle.org/about/

Acesso em 5 de abril de 2010.

.